domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mictório inspirado em logo dos Rolling Stones causa polêmica na Alemanha


O museu de Lüchow, chamado informalmente de “Stones Fan Museum”, abriga diversos itens relacionados à clássica banda de rock Rolling Stones (que este ano completa 50 anos de idade). Agora, uma de suas peças tem causado comoção entre frequentadores do edifício. 


No banheiro masculino do museu, foram instalados mictórios da série “Kisses”, da empresa Bathroom Mania, cujo design – criado por Meike Van Schijndel – foi inspirado no logo dos Rolling Stones criado por John Pasche. Por mais estranho que possa parecer, as reclamações vieram por causa da retirada da língua (presente no design original), o que teria descaracterizado o mictório como sendo uma homenagem à banda, tornando-se apenas uma boca aberta, como explicou a feminista Roda Armbruster em entrevista a uma rádio de Hamburgo. Ela disse ainda que a peça propaga uma “mensagem misógina” e acrescenta: “É discriminação contra a mulher”.


John Pasche viu a instalação como algo positivo: “Deve ser ótimo entrar no banheiro e se deparar com a boca de Mick Jagger!”. No entanto, apesar de aprovar a ideia, o artista gráfico não ficou muito satisfeito com o design final da obra: “A língua dá atitude ao logo, faz ele ficar muito mais ‘na sua cara’, e não ser apenas um par de lábios.”


Ulli Schroder, o fundador do museu, rebateu as acusações das feministas locais, afirmando que os mictórios são arte, não uma boca de um homem, nem a de uma mulher. Segundo informações do International Business Times, ele também teria dito: “Eles foram muito caros e vão ficar onde estão. E ponto final”.


Logo original dos Rolling Stones, criado por John Pasche






Fonte:  Aqui.

Nenhum comentário: